30 C
Mato Grosso
terça-feira, 20, maio, 2025

PF deflagra segunda fase da Operação Rustius para apurar suposta arrecadação irregular de verbas em campanha eleitoral em Sorriso

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (20) a segunda fase da Operação Rustius, com foco na investigação de suposta arrecadação irregular de recursos durante a campanha eleitoral à prefeitura de Sorriso, nas eleições municipais de 2024.

A ação foi autorizada pelo Juiz Eleitoral de Garantias do Núcleo I do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) e resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão. Os alvos das buscas não foram divulgados oficialmente, mas, segundo a PF, os materiais apreendidos servirão para aprofundar a apuração de supostas fraudes no financiamento da campanha.

De acordo com as investigações, diversas transações financeiras ilegais teriam sido realizadas com o objetivo de ocultar gastos de campanha que, se declarados corretamente, ultrapassariam o limite estabelecido pela legislação eleitoral.

“A atuação busca esclarecer mecanismos de ocultação de recursos e eventuais crimes eleitorais relacionados à prestação de contas da campanha. A segunda fase visa consolidar os elementos probatórios colhidos até o momento”, informou a Polícia Federal por meio de nota.

Até o presente momento, 17 pessoas foram formalmente indiciadas no inquérito policial, que segue em sigilo. Os envolvidos poderão responder por crimes eleitorais como falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A Operação Rustius foi deflagrada inicialmente em 2024 e agora avança com novas diligências para reforçar as provas já obtidas. A Justiça Eleitoral e o Ministério Público Federal acompanham o caso.

NORTÃO MT

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -

últimas notícias