
Clientes da empresa especializada em energia solar e com sede em Ipiranga do Norte (MT), estão denunciando prejuízos financeiros causados pelo não cumprimento de contratos firmados com a empresa. As reclamações vêm de moradores de diversas cidades da região, como Sorriso, Lucas do Rio Verde e outros municípios vizinhos, e envolvem promessas de instalação de sistemas fotovoltaicos que nunca foram realizadas.
Segundo apuração da reportagem, ao menos dez processos judiciais já tramitam na Justiça contra a empresa. Os relatos apontam que os clientes realizaram pagamentos antecipados, muitos por meio de cartão de crédito ou financiamento bancário, mas não receberam os serviços contratados no prazo — e, em alguns casos, sequer foram iniciados.
Uma moradora de Sorriso contou que firmou contrato com a empresa em 10 de maio de 2024, com prazo de até 90 dias para a conclusão da instalação. O período se encerrou sem que qualquer serviço fosse realizado. “Temos um grupo com oito pessoas que também foram lesadas. Muita gente foi enganada, mas não quer se expor com medo de represálias”, relatou a consumidora, que conseguiu reverter o pagamento junto ao banco.
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Outro cliente, que contratou a instalação em fevereiro, também não teve o sistema instalado até hoje. Ele afirma que a comunicação com a empresa desapareceu após o fechamento do contrato. “Fui bem atendido no começo, mas depois que assinei, sumiram”, disse.
Há também casos de consumidores que continuam pagando tanto o financiamento das placas solares quanto a conta de energia elétrica, já que o sistema nunca foi instalado. Um dos clientes relatou ainda ter recebido um equipamento diferente do contratado. “Disseram que iam trocar o inversor, mas até hoje nada”, afirmou.
A reportagem também teve acesso a uma sentença judicial recente, na qual a empresa foi condenada a pagar mais de R$ 25 mil a um cliente que realizou o pagamento de R$ 5 mil à vista no cartão de crédito. O serviço sequer foi iniciado, e o cliente acabou negativado. A Justiça determinou a rescisão do contrato, devolução dos valores pagos e o pagamento de indenizações por danos morais e materiais.
Apesar do receio de se exporem publicamente, alguns consumidores decidiram falar. “Eu também não queria me expor, mas é preciso falar. Essa empresa segue enganando pessoas simples, que muitas vezes nem sabem como buscar seus direitos”, desabafa uma das vítimas.
O que diz a empresa
Após as denúncias virem à tona, o dono da Hiper Solar procurou a reportagem para apresentar sua versão dos fatos. Em nota oficial, a empresa afirma que os atrasos são consequência de problemas logísticos com distribuidores e fornecedores de equipamentos.
Leia a nota na íntegra:
*“A Empresa Hiper Solar vem, por meio desta, esclarecer que algumas obras enfrentaram atrasos pontuais devido a problemas logísticos com nossos distribuidores de equipamentos, o que comprometeu o cronograma de entregas de forma temporária.
Reforçamos que cada caso de atraso será devidamente resolvido, e já estamos trabalhando para regularizar todas as pendências com prioridade e responsabilidade.
Entretanto, informamos que algumas situações específicas já estão sendo tratadas judicialmente, pois mesmo com a nossa tentativa de concluir a obra e entregar o sistema ao cliente, a execução foi recusada. Diante disso, não há mais o que a empresa possa fazer diretamente fora do processo legal.
Seguimos à disposição para esclarecimentos e para resolver todos os demais casos com diálogo, respeito e transparência.”*
NORTÃO MT