29.6 C
Mato Grosso
terça-feira, 13, maio, 2025

Imea projeta queda nas exportações de soja para safra 2025/26; Sorriso e região devem sentir impacto

Gilson Abreu AEN/PR

As exportações de soja em Mato Grosso devem apresentar retração na safra 2025/26. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a previsão é de que o estado exporte 29,83 milhões de toneladas, uma queda de 3,96% em relação às 31,06 milhões de toneladas estimadas na temporada 2024/25.

A redução acompanha uma expectativa menor de produção, que deve atingir 47,18 milhões de toneladas — 7,29% abaixo do recorde de 50,89 milhões colhidas na safra anterior. Os dados constam no relatório de Oferta & Demanda divulgado pelo Imea na última segunda-feira (5).

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

Impactos nas principais regiões produtoras

Municípios como Sorriso, Sinop e Lucas do Rio Verde, localizados na região médio-norte do estado, são tradicionalmente grandes produtores de soja e tendem a sentir os efeitos da retração. Sorriso, por exemplo, que liderou o ranking nacional de produção com cerca de 2,4 milhões de toneladas em 2024, pode ter sua capacidade de escoamento impactada pela redução nas exportações e pelo menor volume total produzido.

Além disso, o relatório aponta que o consumo interestadual da soja mato-grossense — ou seja, entre estados — deve cair 22,26%, com estimativa de saída de 4,54 milhões de toneladas na próxima safra. Em contrapartida, o consumo interno dentro de Mato Grosso deve crescer 1,08%, totalizando 13,07 milhões de toneladas, impulsionado pela maior demanda por coprodutos da soja, como farelo e óleo.

NORTÃO MT

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -

últimas notícias