
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) atualizou nesta quarta-feira (21) a lista de países que impuseram restrições à importação de carne de frango do Brasil, após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no país. O foco foi identificado no último dia 15, em uma propriedade na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Com a nova atualização, Jordânia e Filipinas passam a integrar a lista de nações que bloquearam completamente as importações de carne de frango brasileira. A medida é preventiva e visa evitar a disseminação do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1), altamente contagioso entre aves.
Restrições variam por país
A lista de bloqueios inclui restrições com diferentes graus de abrangência. Em alguns casos, o embargo se aplica a todo o território brasileiro, enquanto em outros, a proibição é regional, afetando apenas a cidade de Montenegro — local onde o foco da doença foi detectado.
Países como Arábia Saudita e Japão, por exemplo, impuseram restrições apenas à produção oriunda de Montenegro. Segundo o governo federal, essas restrições não causam impacto comercial relevante, já que não há exportadores de carne de frango registrados naquela localidade específica.
Brasil é líder mundial em exportação de frango
Apesar do episódio, o governo brasileiro reforça que não há riscos no consumo de carne de frango e ovos, pois os produtos passam por rigorosos controles sanitários. A suspensão das exportações é uma medida cautelar adotada por alguns países para proteger seus plantéis locais, e não por risco ao consumidor.
O Brasil é atualmente o maior exportador de carne de frango do mundo, com vendas para cerca de 160 países. Por isso, episódios como esse têm potencial de impactar o comércio exterior do setor, mesmo que de forma pontual.
Lista de países com bloqueio
Veja a seguir os países que já suspenderam, total ou parcialmente, as importações de carne de frango do Brasil após o caso registrado no Rio Grande do Sul:
- Jordânia – bloqueio total
- Filipinas – bloqueio total
- Arábia Saudita – bloqueio apenas para produtos oriundos de Montenegro (RS)
- Japão – bloqueio apenas para produtos oriundos de Montenegro (RS)
O Ministério da Agricultura já havia anunciado na segunda-feira (19) que tornaria pública a lista completa de embargos e os tipos de restrições adotadas por cada país.
Fonte: Nortão MT com G1