
Dois caciques de Mato Grosso foram presos nesta quinta-feira (15) durante a Operação Olhos Fechados, deflagrada pela Polícia Federal para combater crimes de desmatamento, garimpo ilegal, usurpação de bens da União e associação criminosa na Terra Indígena Sete de Setembro, que abrange áreas de Rondônia e Mato Grosso.
As investigações começaram após uma incursão no território, quando equipes de fiscalização encontraram resistência do cacique de uma das aldeias que dá acesso à área de garimpo. Em 2024, novas diligências reforçaram a suspeita de envolvimento direto de lideranças indígenas nas atividades ilegais, com participação nos lucros obtidos pela extração ilegal de minérios.
Segundo a PF, os caciques “fechavam os olhos” para o avanço do garimpo em troca de vantagens financeiras, dificultando a atuação das autoridades e a coleta de provas. A área de garimpo vinha sendo ampliada com a atuação constante de garimpeiros.
Ao todo, foram cumpridos onze mandados de busca e apreensão e três de prisão, dois deles contra os caciques. Também houve uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e o cumprimento de um mandado que constava em aberto no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Outras duas pessoas estão foragidas.
A operação contou com apoio do Ibama e da Funai, e foi autorizada pela Vara Única da Subseção Judiciária Federal de Juína (MT).
FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT
REPÓRTER MT