27.6 C
Sorriso
terça-feira, 23, junho, 2026

Gasolina passa a ter 32% de etanol a partir desta quarta-feira

José Cruz/Agência Brasil

A gasolina comercializada no Brasil passará a contar com 32% de etanol anidro em sua composição a partir desta quarta-feira. A mudança aumenta em dois pontos percentuais a mistura anterior, que era de 30%.

A medida foi anunciada pelo governo federal com o argumento de ampliar o uso de biocombustíveis, reduzir a dependência de importações e contribuir para a estabilidade dos preços dos combustíveis no mercado interno.

O percentual de etanol misturado à gasolina tem sido alterado ao longo dos anos. A nova composição foi aprovada após estudos técnicos e discussões envolvendo órgãos do setor energético e representantes da cadeia de biocombustíveis.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

Especialistas apontam que veículos flex são projetados para operar com diferentes proporções de etanol sem prejuízos ao funcionamento. Já proprietários de veículos mais antigos ou modelos importados recomendam atenção às orientações dos fabricantes quanto à compatibilidade com as novas especificações do combustível.

Representantes do setor sucroenergético defendem que a medida fortalece a produção nacional de biocombustíveis e reduz a necessidade de importação de gasolina. Por outro lado, críticos da mudança questionam possíveis impactos no consumo e no desempenho de alguns veículos.

A nova mistura entra em vigor em todo o território nacional e passa a valer para os combustíveis distribuídos pelos postos de abastecimento do país.

NORTÃO MT

Matérias relacionadas

- Patrocinadores -

últimas notícias