El Niño também castiga milho segunda safra em MT

O clima adverso que prejudicou as lavouras de soja na primeira safra em Mato Grosso também está comprometendo plantações de milho segunda safra. Na região médio-norte do estado, até mesmo quem plantou o cereal dentro de uma janela favorável já contabiliza o impacto da falta de chuvas no milharal. Por lá, tem agricultor com perda de até 50% da área por causa da estiagem prolongada.

Em Nova Mutum, a propriedade em que o gerente de produção Marcos de Paula Nascimento trabalha não chove há mais de 20 dias. Ele conta, ao Patrulheiro Agro desta semana, que o milho que está na lavoura está sofrendo e secando com a falta de água.

“Quase todas as plantas. É difícil ver uma planta que não começou a seca já. Estamos com 60 milímetros aqui no máximo até agora. Para o milho é muito pouca chuva, só tem previsão de chuva. A gente fica na expectativa, sonhando e ela não vem”.

Questionado sobre perdas, o gerente de produção revela que “é uma faixa de uns 50% da área total”. Ele revela, inclusive, que o seguro da lavoura de milho, feito através de contratação particular, já foi acionado e agora aguardam a vistoria.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  COMUNIDADE NO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

“Já foi acionado o seguro. Infelizmente está bem crítico. Os vizinhos estão todos sofrendo com falta de água”.

De acordo com Marcos de Paula Nascimento, a propriedade fechou a soja com uma média de 25 sacas por hectare. Ao Canal Rural Mato Grosso, ele diz que o “milho também está se encaminhando para o mesmo problema da soja com a falta de água”.

REPORTAGEM COMPLETA NO CANAL RURAL MT

Apoie o Nortão, compartilhe essa matéria!