Em homenagem a empresário e piloto agrícola, Câmara de Sorriso aprova projeto que denomina o hangar do Ciopaer

A Câmara de Sorriso aprovou por unanimidade e em única votação o Projeto de Lei 86/2021, de autoria do vereador Fredison Dias (Patriota), que denomina o hangar do Ciopar localizado no Aeroporto Regional de Sorriso Adolino Bedin. A matéria foi subscrita pelos demais vereadores.

A sanção executiva dará ao local o nome de Pedro Paulo Formehl.

O homenageado, pioneiro na aviação agrícola em Sorriso, faleceu no dia 17 de fevereiro de 2017, quando o avião em que ele pilotava perdeu o controle e caiu numa área de mata no estado do Acre.

A denominação do hangar é um reconhecimento ao trabalho em prol da sociedade sorrisense por meio de sua atividade. “Formehl era um homem sonhador que fez constar o seu nome na história de Sorriso. Tinha uma personalidade renomada, especialmente dentre os sorrisenses e região, pois trabalhou intensamente para o crescimento da aviação”, destacou Fredison.

Conforme o vereador, o homenageado conciliou em Sorriso as atividades de piloto e empresário atuando na aviação agrícola desde 1982. “Estudioso, passou ao menos dez anos de sua vida dedicando-se a aprender sobre os motores aeronáuticos, descobrindo, inclusive, a forma de se evitar o seu desgaste precoce”, contou o parlamentar, acrescentando que Formehl foi pioneiro na implantação do avião movido a etanol, tanto que foi o primeiro a adquirir um no Brasil.

HOMENAGEADO – Nascido na cidade de Erechim-RS, em 29 de junho de 1959, Pedro Paulo era filho de Marino Inácio Formehl e Pierina Roseguini.  Morador de Sorriso desde 1977, faleceu aos 58 anos de idade. “Embora tenha partido de forma prematura, o seu legado construído na aviação ainda serve de estímulo às novas gerações de pilotos agrícolas de Sorriso e região”, finalizou.

Fonte: Assessoria da Câmara

Apoie o Nortão, compartilhe essa matéria!