MT registra mais de 260 resgates de animais silvestres na zona urbana neste mês

Mato Grosso registrou mais de 260 resgates de animais silvestres em áreas urbanas somente em janeiro deste ano. No ano passado, foram mais de 4 mil ocorrências de salvamentos desses animais em locais de risco, uma média de 344 atendimentos por mês.

O batalhão ambiental possui 16 locais de animais silvestres e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) é o único que recebe os animais resgatados. Caso eles precisarem de algum tratamentos, são encaminhados para instituições parceiras e clínicas veterinárias.

 344 animais silvestres foram resgatados em média por mês em Mato Grosso no ano passado — Foto: Polícia Militar de Mato Grosso/Assessoria
344 animais silvestres foram resgatados em média por mês em Mato Grosso no ano passado — Foto: Polícia Militar de Mato Grosso/Assessoria

De acordo com o bombeiro Marcos Freitas, o animal muitas vezes fica assustado de estar em um novo ambiente.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL: GRUPO 1 | GRUPO 2

“Quando o animal silvestre é encontrado em ambientes urbano, talvez ele se perdeu e acabou em residências, dentro de chácaras próximas às cidades, estabelecimentos comerciais e vias públicas. As pessoas ficam desesperadas por serem animais silvestres e às vezes eles ficam assustados”, disse.

A orientação dos bombeiros é não se aproximar desses animais.

Casos de salvamento

O bombeiro contou que, em uma das ocorrências, um tamanduá-bandeira que foi resgatado depois de entrar em uma casa em Sorriso, fincou as garras no braço do bombeiro que estava fazendo o resgate. No entanto, como havia uma equipe preparada, o animal foi resgatado com segurança e não houve maiores danos para a equipe de salvamento.

VÍDEO: tamanduá-bandeira é resgatado em Sorriso - Primeira Página
Tamanduá-Bandeira em Sorriso – Foto: Reprodução

Uma capivara entrou em uma casa no Bairro Canjica, em Cuiabá, na terça-feira (18), e a moradora confundiu o animal com um cachorro. A Polícia Ambiental informou que a capivara estava saudável e após isso, foi solta no Parque Tia Nair.

Moradora encontra capivara na garagem de casa em Cuiabá — Foto: Reprodução
Moradora encontra capivara na garagem de casa em Cuiabá — Foto: Reprodução

Esses casos são mais comuns em épocas de estiagem, que faz com que os bichos fujam do fogo em busca de abrigo e alimento.

Em novembro do ano passado dois eletricistas foram fazer a medição de consumo em uma propriedade rural de Sorriso e se depararam com uma cobra morando dentro da caixa de energia.

Cobra saiu de uma caixa para outra e depois entrou na tubulação de energia — Foto: Reprodução/Energisa

Fonte:G1 MT

Apoie o Nortão, compartilhe essa matéria!