Prefeito e comitiva fazem resumo da missão internacional a Portugal e Noruega

Comitiva do IFMT retorna otimista quanto a possibilidade de intercâmbio de ensino e pesquisa com foco na área do agronegócio, a principal vocação econômica de Mato Grosso

O prefeito, Ari Lafin, integrou a equipe do IFMT na missão internacional e destaca que já em Portugal, tiveram a oportunidade de conhecer os campus tecnológicos, onde os avanços na área são prioridade governamental daquele país. “Na Noruega, conhecemos a representatividade do IFMT na busca de conexão de universidade gratuita, na qual a tecnologia implementada pela indústria alemã possa chegar ao Mato Grosso, em especial a Sorriso trazendo para cá a tecnologia e mão de obra especializada, aplicada na Europa. Essa conquista virá favorecer o setor produtivo do agro, da indústria e do comércio”, resume Lafin.

O diretor geral do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Sorriso Claudir Von Dentz, reforça que o objetivo da viagem foi conhecer as unidades de pesquisa tecnologias aplicadas na Europa e trazer para Mato Grosso as expertises, bem como firmar parcerias de projetos conjuntos das instituições visitadas em Portugal e Noruega, pois os institutos de lá tem interesse nesse intercâmbio.

“A presença do prefeito e da primeira-dama, nessa missão, foi fundamental, além de fortalecer nossa unidade do IFMT o município estava lá. A forma como o Prefeito apresentou ‘Sorriso em Números’, nos centros de tecnologia e pesquisadores, oferecendo a eles oportunidade de desenvolver projetos com o IFMT ou outras empresas de tecnologia, no setor produtivo e de soluções tecnológicas”, disse.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, se disse maravilhada com tudo que vivenciou  durante a viagem. “Em Portugal, escutei a famosa frase de José Saramago escritor, poeta, contista, dramaturgo e jornalista português: ‘É preciso sair da ilha pra enxergar a ilha’ com a qual concordo plenamente.  Participar dessa missão, composta pela comitiva de Sorriso e Cuiabá inclusive do senador, Wellington Fagundes, foi muito importante para o social, vimos que as ações sociais desenvolvidas lá se assemelham a nossa forma de trabalho. Também foi possível conectar o IFMT com as universidades e centros de pesquisas, onde foi pactuado com as universidades de Portugal e Oslo a possibilidade de intercâmbio de alunos e professores do IFMT, oportunizando aos nossos jovens de irem em busca do conhecimento da tecnologia nas universidades de lá” concluiu Jucélia.

ASSESSORIA

Apoie o Nortão, compartilhe essa matéria!