UPA registra 525 atendimentos em 24 horas; muitos pacientes procuram o serviço para solicitar atestado

A UPA Sara Akemi Ichicava de Sorriso vivenciou um dia de movimento intenso na última sexta-feira, 8 de abril, com mais de 20 atendimentos por hora, totalizando 525 pacientes em 24 horas. Esse número representa o maior registrado na unidade até o momento em 2024.

Para aliviar a alta demanda e garantir atendimento de qualidade à população, a Prefeitura Municipal decidiu reabrir o PSF Central em horário noturno, das 18h à meia-noite, funcionando como apoio à UPA. A medida, que já havia sido implementada em outras ocasiões durante o ano passado, tem efeito inicial até o próximo domingo, dia 14 de abril, mas poderá ser prorrogada caso necessário.

Aumento da demanda e perfil dos pacientes

O secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, explica que o aumento na procura pela UPA começou a ser percebido em março, com picos ainda mais expressivos em abril. Entre os pacientes atendidos, a maioria apresenta sintomas respiratórios, casos de diarreia e, em um número preocupante, busca por atestados médicos, especialmente às segundas-feiras.

“Infelizmente, essa procura por atestados, principalmente às segundas-feiras, acaba sobrecarregando a equipe e atrasando o atendimento de casos mais urgentes. É importante lembrar que a UPA é destinada a situações de urgência e emergência, não para emissão de atestados”, ressalta o secretário.

Marchioro ainda destaca que os atendimentos de alta complexidade exigem mais tempo e atenção da equipe, o que pode levar a um tempo de espera mais longo para os casos de menor gravidade. Para agilizar o atendimento e evitar filas, a equipe da saúde orienta que pacientes com quadros como sintomas gripais leves ou necessidade de troca de curativos procurem o PSF mais próximo de sua casa.

Sobrecarga nas unidades de saúde

A alta procura não se restringe à UPA. As Upinhas do Santa Clara e dos Novos Campos também registram aumento no movimento desde março, com crescimento ainda mais expressivo em abril. Na Upinha da Zona Leste, por exemplo, o número de atendimentos passou de 1.923 em janeiro para 3.087 em março, com 926 já registrados até o início de abril. Já no Santa Clara, foram 589 atendimentos em janeiro, 746 em fevereiro, 878 em março e 337 nos primeiros dias de abril. Os PSFs também registram aumento na procura e na queixa por sintomas respiratórios.

Medidas para amenizar a sobrecarga

A Prefeitura Municipal, além da reabertura do PSF Central em horário noturno, está tomando outras medidas para tentar amenizar a sobrecarga nas unidades de saúde.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  CANAL DO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

NORTÃO MT COM ASSESSORIA

Apoie o Nortão, compartilhe essa matéria!