Por que Faustão terá prioridade na fila de espera por transplante de coração?

O apresentador consagrado Fausto Silva, mais conhecido pelo apelido Faustão, terá preferência na fila de espera por transplante de coração. Internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o comunicador diagnosticado com insuficiência cardíaca está na fila do SUS para receber o órgão.

A preferência, na verdade, segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, “que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso”, como aponta o boletim médico de Faustão.

Faustão tem prioridade na fila por transplante de coração


A coordena o Programa de Transplante Cardíaco do Hospital Sírio-Libanês, Dr. Silvia Ayub Ferreira, conversou com o portal de notícias Metrópoles sobre o caso de Faustão e explicou que o apresentador atende os critérios para conseguir a prioridade na fila de espera pelo transplante de coração.

“Quando o paciente está internado necessitado de medicação inotrópica para ajudar na contração do coração ou algum dispositivo de assistência circulatória, ele passa na frente de pacientes que estão em casa. Ele recebe uma priorização”, esclarece a profissional da saúde.

Internado há 15 dias, Faustão realiza diálise no Hospital Albert Einstein, ou seja, um processo de filtração do sangue que elimina o excesso de líquidos e substâncias tóxicas, além de utilizar medicamentos que auxiliam no bombeamento cardíaco.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  COMUNIDADE NO WHATSAPP | PLANTÃO NORTÃO MT | INSTAGRAM DO NORTÃO MT

TERRA.COM.BR

Apoie o Nortão, compartilhe essa matéria!