Prefeitura de Sorriso disponibilizou Aeroporto Adolino Bedin para instalação de base aérea da instituição

Durante a celebração dos 39 anos do Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV) da Aeronáutica Brasileira, ou, como é mais conhecida, a Base Aérea do Cachimbo, o prefeito Ari Lafin solicitou uma base da Aeronáutica para Sorriso, no Aeroporto Regional Adolino Bedin, atualmente sob gestão da Infraero.  O pedido foi feito ao responsável pelo 6.º Comando Aéreo Regional, major brigadeiro do ar, Mário Sérgio Rodrigues Costa.

FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS EM TEMPO REAL:  GRUPO 1  | GRUPO 2  | PLANTÃO NORTÃO MT

“Reconhecemos a importância da Aeronáutica, não só para a defesa de nosso país, mas igualmente para a operação da infraestrutura aérea, funcionamento de nossos aeroportos e sua atuação na repressão a crimes que envolvem o espaço aéreo, e, assim como a Base do Cachimbo vem desempenhando um papel estratégico há quase 40 anos na divisa entre Mato Grosso e o Pará, gostaríamos de ofertar o espaço de nosso Aeroporto para que este trabalho possa também ser feito na região central de Mato Grosso”, explica o gestor, contextualizando que o Adolino Bedin já conta com uma unidade do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além da Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais e do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndios em Aeródromos Civis (Sescinc).

A estratégia de fomento de parceria entre o Município com outras instituições também deve resultar, em breve, na instalação de uma base área da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Estamos às ordens, estamos à disposição e nosso objetivo é, por meio de ações articuladas, potencializar a utilização do nosso aeroporto para melhorar, cada vez mais, a logística e a segurança de nosso Município, de nossa região e de nosso Estado, o que, por uma reação em cadeia, acaba repercutindo positivamente em outros pontos do país”, completa o gestor.

O Campo de Provas Brigadeiro Velloso é uma base da Força Aérea Brasileiralocalizada na Serra do Cachimbo, em Novo Progresso (Pará). Sua área é de 21,6 mil km² e perímetro de 653 km, sendo comparável, em tamanho, ao estado de Sergipe. Fica localizado bem próximo da BR-163, com entrada na altura do km 16,9.

ASSESSORIA

Apoie o Nortão, compartilhe essa matéria!