Esbarrão de comissária fez piloto empurrar controle do avião para baixo em voo da Latam, diz jornal

Reprodução/LATAM/Flightradar24

A perda brusca de altitude de uma avião da Latam durante o voo, na segunda-feira (11), foi causada pelo esbarrão de uma comissária no assento do piloto, segundo o jornal The Wall Street Journal. Cerca de 50 pessoas receberam primeiros socorros e 13 ficaram feridas, incluindo dois brasileiros.

De acordo com o jornal, informações preliminares da investigação do incidente indicam que a comissária esbarrou em um botão do assento do piloto enquanto servia a refeição na cabine. O piloto foi empurrado para a frente e acabou acionando os controles que lançaram o nariz do avião para baixo.

O botão no qual a comissária esbarrou tem uma tampa e a regra é que o mecanismo não seja acionado quando o piloto estiver sentado.

Especialistas, no entanto, apontam que o mau uso do botão não explicaria, sozinho, um incidente a bordo, e que ainda haveria lacunas a serem preenchidas pela investigação.

Esse botão é exclusivo do modelo Boeing 787, que fazia o voo LA800 entre Sydney e Santiago do Chile, com escala em Auckland, na Nova Zelândia. O incidente ocorreu ainda no primeiro trecho da viagem.

REPORTAGEM COMPLETA NO G1

Apoie o Nortão, compartilhe essa matéria!